Quer fazer parte do DR.IA?

Link para submissão

 

 

 

 

O DR.IA.UnB é estruturado como um Laboratório de aplicação e um Grupo de Pesquisa da UnB certificado pelo CNPq, para constituir um ambiente de investigações e aplicações na promoção do desenvolvimento de conhecimento sobre Inteligência Artificial especificamente no Direito. Estabelecido no PPGD da Faculdade de Direito da UnB, o DR.IA é líderado pelo Professor Dr. Fabiano Hartmann Peixoto (FD/PPGD/UnB) e pela Professora Dra. Debora Bonat (FD/PPGD/UnB) e envolve pesquisadores doutores do Direito, da Filosofia e de Exatas, parceiros nacionais e internacionais para desenvolvimento de atividades de ensino, extensão e pesquisas de base e aplicadas.

 

Nossa estrutura tem inspiração – e não poderia ser diferente - nas redes neurais concebidas por Warren McCullock e Walter Pitts (1943) e reconcebidas em multicamadas por Kunihiko Fukushima (1975). Trabalhamos com a ideia de redes e interconexões em projetos, atividades de discussão de textos, produtos, cursos, apresentações de trabalhos ou eventos, registrando correlações, agrupando conhecimentos e preparando formatos multicamadas úteis a uma nova atividade para melhorarmos continuamente nosso desempenho.

 

Atualmente, o Grupo tem pesquisadores e estudantes envolvidos em projetos de pesquisa aplicada:

1) Projeto Victor (UnB e Supremo Tribunal Federal - STF);

2) Projeto Mandamus (UnB e TJRR);

3) Projeto ConFIA - certificação ética em IA;

4) Projeto JuLIA - IA na logística jurisdicional.

 

Atualmente também, o DR.IA conta com:

 

 

LOGO centro inovação DR IA final                                                                                                             

1. Centro de Inovação: voltado a membros do DR.IA, mediante processo seletivo, busca realizar ou criar espaços para a identificação de projetos aplicados de combinação entre Direito e IA. Assim, organiza eventos, think tanks e identifica parcerias ou editais para viabilização das pesquisas. Também é o centro responsável pela interlocução com EduTechs, LawTechs e LegalTechs.

 

 

 LOGO centro de internacionalização

 

 

 

       

2. Centro de Internacionalização - INT-DR.IA: voltado a membros do DR.IA, mediante processo seletivo, busca intensificar as parcerias, interlocuções e publicações internacionais dos membros do DR.IA. 

 LOGO centro de desenvolvimento acadêmico

 

 

 

 

3. Centro de Desenvolvimento Acadêmico: voltado a membros do DR.IA, mediante processo seletivo, busca aprimorar instrumentos e formatos de estudo, projetos acadêmicos, cursos, seminários e iniciativas de extensão (PEACs ou Projetos). 

 

 LOGO sociedade de debates

4. Sociedade de Debates: voltada a membros do DR.IA, mediante processo seletivo, visa realizar estudo, treinamento e simulação de competições tendo por alvo moções relacionadas aos mais diversos contextos jurídicos, envolvendo-os em uma abordagem voltada à racionalidade argumentativa.

 

 

O DR.IA também desenvolve outros projetos (PEAC):

1) AID-IA - Associação Ibero-Americana de Inteligência Artificial e Direito.  saiba mais

2) Projeto Edu2Tech - incentivo para compartilhamento e organização do conhecimento em IA e Direito

3) Escola de Altos Estudos em IA e Direito. 

 

O DR.IA mantém uma interlocução com o tripé de desenvolvimento da IA: academia, governo (lato sensu) e indústria. Assim, o DR.IA.UnB tem parcerias com outros grupos de estudo/pesquisa e interfaces para realização de projetos com: PCTec/UnB; IAJUSTeam, AI.LAB, Huawei/UnB; TechLaw Summit e AID-IA.

 

O DR.IA.UnB desenvolve atividades de pesquisa, extensão, encontros científicos em uma rede com: IMED, Unisinos, UFSC, FGV, UERR, UFPE, Univem, Unimar, UFRGS, Unisul, UniBrasil, UniCesumar, Fadisma, UNIFOR, Faci Wyden, Universidade Regional do Cariri, Universidade Estadual do Norte do Paraná, FABE/Marau, CGI.BR, Universidade Federal de Santa Maria, UFG  e Universidade do Minho, Universidade de Barcelona, Universidad "Mediterranea" de Reggio Calabria, Universidade de Colônia e Universidade de Graz.

 

O DR.IA mantém uma interlocução com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ (Grupo de Trabalho de Ética aplicada à IA)  e com a Associação dos Magistrados Brasileiros (representação no Conselho Científico).

 

As principais atividades do DR.IA são:

  • discussão de temas e textos científicos;
  • organização e participação em eventos cientíticos;
  • produção de artigos, livros e outros materiais para publicações acadêmicas;
  • execução de projetos de pesquisa aplicada;
  • estruturação de projetos de extensão e capacitação para alunos do Direito.

 

Linhas de pesquisas do Grupo e do Laboratório da aplicação:

1. Inteligência artificial e Direito.

2. Processo Judicial e Inteligência Artificial.

3. Análise e avaliação de racionalidade argumentativa.

4. Linguagem jurídica e argumentatividade em gêneros textuais jurídicos.

5. Racionalidade do discurso jurídico.

 

Link para Base do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/349610